segunda-feira, novembro 27, 2006

Abruptum


“Abruptum is the audial essence of Pure Black Evil”

Foi desta forma que o falecido Euronymous, proprietário e fundador da editora Deathlike Silence Productions, descreveu os Abruptum por altura do lançamento do seu primeiro longa duração em 1993. Contudo a sua história remonta a 1987, altura em que o multi-instrumentista IT (Tony Särkka) congeminou na sua mente as linhas mestras do projecto. Em 1990 conhece ALL (Jim Berger), e conjuntamente com EXT (nome de baptismo desconhecido) gravam a primeira demo tape homónima, que terá ficado aquém das expectativas de IT. Nesse mesmo ano os Abruptum viram-se reduzidos a dois elementos, com a expulsão do baixista EXT, e um ano depois, após a gravação do 7’’ Evil, ALL acaba também por sair devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Pouco tempo depois IT trava conhecimento com EVIL (Morgan Håkansson), dos Marduk, e juntos gravam o primeiro disco de originais Obscuritatem Advoco Amplectère Me. O disco, composto por duas longas faixas de aproximadamente 25 minutos, produziu ondas de choque na cena nórdica e continua a ser considerado, hoje em dia, um dos seus marcos históricos.
A popularidade da banda cresceu substancialmente, não só devido ao carácter inovador do som, mas também devido aos vários rumores que entretanto se geraram em torno dos seus membros. Em entrevista à Wire, Stephen O’Malley dos SUNN O))) faz uma referência à lenda que IT se sujeitava a choques, queimaduras e golpes com lâminas para produzir os tenebrosos gritos, gemidos e urros que se podem ouvir nos primeiros discos de Abruptum. Outros rumores colocam IT como um dos líderes do movimento denominado Satanic Black Circle, ao qual foram atribuídas responsabilidades nos vários crimes de fogo posto a igrejas no norte da Europa. Os boatos estendem-se aos primórdios da formação, com algumas fontes a referir que EXT terá ficado tão assustado com o resultado da primeira gravação que deixou imediatamente o grupo para se juntar a uma comunidade religiosa.
Os motivos para a saída de IT em 1996 não são claros, pelo que uns referem que os problemas de saúde foram determinantes, enquanto outros apontam para as ameaças que membros do já referido círculo fizeram ao próprio e à sua família. EVIL prosseguiu os trabalhos e no ano 2000 edita De Profundis Mors Vas Cousumet, cuja primeira faixa pode igualmente ser encontrada na compilação A Tribute To Euronymous lançada pela Necropolis Records. As restantes músicas causaram algum desagrado nos apreciadores mais conservadores e puritanos de Black Metal já que se tratam de incursões por territórios Noise, desprovidas de qualquer estrutura musical.
A vertente experimental não é algo recente nos Abruptum, sendo que a sua abordagem ao Black Metal é bem mais complexa do que à primeira vista poderá parecer. A maior parte das gravações, mas especialmente os dois registos editados pela Deathlike Silence Productions, decorrem de sessões de improvisação, um pouco na linha do Free Jazz, com os músicos a comunicarem entre si para produzir atmosferas extremamente negras e agressivas.Uma última referência deverá ser feita aos projectos paralelos dos vários membros: IT e ALL fizeram igualmente parte dos Ophthalamia, Vondur, e War, enquanto que EVIL integra os Marduk e é proprietário da Blooddawn Productions.

DISCOGRAFIA
Abruptum, 1990 DEMO TAPE
The Satanist Tunes, 1990 DEMO TAPE
Evil, 1991 7" EP
Orchestra of Dark, 1991 DEMO TAPE
Obscuritatem Advoco Amplectère Me, Deathlike Silence Productions 1993 LP/CD
In Umbra Malitiae Ambulabo, In Aeternum In Triumpho Tenebrarum, Deathlike Silence Productions 1994 LP/CD
Evil Genius, Hellspawn 1995 CD
Vi Sonus Veris Nigrae Malitiaes, Full Moon Productions 1996 CD
De Profundis Mors Vas Cousumet, Blooddawn Productions 2000 MCD
In Ictu Oculi, Blooddawn Productions 2001 CD
Casus Lucifer, Blooddawn Productions 2004 CD

segunda-feira, novembro 13, 2006

Moralia (XXXIII, 13-41)

Nosso Senhor vindo para a redenção do género humano, fez a si mesmo, em certo modo, anzol, para destruir o Diabo. Ele tomou realmente um corpo a fim de induzir este Behemoth a matar a carne, que se tornou assim para ele uma isca. Desejando injustamente a morte do corpo de Cristo foi picado pelo acúleo da Divindade. Ali estava a Divindade, que havia de trespassá-lo ...Ele ficou por conseguinte preso ao anzol, porque isso que ele devorara o matou. Este Behemoth sabia certamente que o Filho de Deus se tinha encarnado, mas ele ignorava o destino da nossa redenção. Sabia que o Filho de Deus se encarnara para nosso resgate, mas de todo ignorava que este Redentor, morrendo, o teria trespassado... Este Leviathan ficou preso ao anzol porque, enquanto por meio dos seus satélites mordia no nosso Redentor a isca do corpo, o acúleo da Divindade trespassava-o. O acúleo ficou na guela do guloso e mordeu quem o mordia. Behemoth Leviathan pode ser comparado ao pássaro: o Senhor apanhou-o como se apanha um pássaro, pondo-lhe diante a Paixão do seu Filho unigénito como uma isca, mas escondendo a armadilha. Era preciso que a morte dos pecadores que morrem justamente fosse rematada com a morte do Justo que morre injustamente.


S. Gregório Magno















Sortsind (Din.) "Vandrer Blandt Dödningue" (Vanvid)
Satanic Warmaster (Fin.) - "Paradise" (Gas Chamber, 2005)
Abandon (U.K.) - "Cold Blessed" (Never Ending Black Torrent of Death, 2004)
WOLD (Can.) - "Invocation of Fire" (L.O.t.m.p., 2004)
Undor (Ger.) - s/t (s/t, 2006)
Toadliquor (U.S.) - "Charred" (The Hortator's Lament)
Krieg (U.S.) - "I" + "II" (Patrick Bateman)
Burzum (Nor.) - "Det Som En Gang Var" (Hvis Lyset Tar Oss, 1994)