sábado, junho 23, 2007

Norsk Arisk Blak Metal (2ª Parte)

Depois de havermos destacado Burzum, Mayhem e Emperor, na primeira parte destes especiais dedicados à 2ª vaga do Black Metal, que corresponde basicamente ao surto norueguês, foi a vez de Darkthrone, Immortal e Gorgoroth. Tal como os Mayhem, também os Darkthrone se desenvolvem a partir do Death Metal. Soulside Journey e A Blaze in the Northern Sky marcam esse ponto de viragem introduzindo-os como uma das bandas mais importantes do cenário norueguês. Aliás a expressão Norsk Arisk Blak Metal deve-se precisamente aos Darkthrone que a colocaram no seu Transilvanian Hunger e que lhes valeu acusações de nacionalismo e anti-semitismo. Mais influenciados inicilamente pelo thrash alemão, os Immortal destacam-se pelo habilidade técnica que não é muito comum no Black Metal mais rude, dando-lhes por isso um lugar de referência para muitas outras bandas. Por outro lado, a importância que sempre concederam à estética visual levou a novos extremos o kitsch da pose guerreira e do corpse paint. Gorgoroth é um dos lugares fantásticos nos livros de Tolkien e daí retiraram a inspiração estes satânicos convictos. Tentando manter-se fiéis ao aspecto mais violento e agressivo do black metal, não deixaram de ousar experiências mais próximas do industrial e do noise, sobretudo em Destroyer e Under the Sign of Hell. O seu vocalista actual Ghaal é conhecido pela sua misantropia e currículo judiciário de violência e agressividade. Recentemente, um canal de televisão ligado à revista Vice Magazine e o fotógrafo Peter Beste dedicaram-lhe um documentário que pode ser visto aqui: parte I, II, III, IV, V.

As fotos de Peter Beste podem ser vistas no seu site pessoal, secção bodies of work.

Playlist de 17 de Junho:

Darkthrone - Summer of the Diabolical Holocaust (Under a Funeral Moon) 1993
Darkthrone - Unholy Black Metal (Under a Funeral Moon) 1993
Darkthrone - Skald Av Satans Sol (Transilvanian Hunger) 1994
Darkthrone - Sadomasochistic Rites (Goatlord) 1991/1997
Immortal - Intro/The Call of The Wintermoon (Diabolical Fullmoon Mysticism) 1992
Immortal - Frozen by Icewinds (Pure Holocaust) 1993
Gorgoroth - Katharinas Bortgang (Pentagram) 1994
Gorgoroth - Bergtrollets Hevn (Antichrist) 1995
Gorgoroth - Revelation of Doom/Krig (Under the Sign of Hell) 1997
Uruk-Hai - V (Demo) 1989

terça-feira, junho 19, 2007

Doomed

O Doom existe como sub-género do metal desde meados dos anos 80, inspirado pelo trabalho inicial dos Black Sabbath e tendo como pioneiros os Saint-Vitus, Candlemass (sobretudo com o seu Epicus Doomicus Metallicus) ou Pentagram. Durante os anos 80 o Doom foi sobretudo um género underground, que vivia à margem de outros sub-géneros mais populares como o Speed e o Thrash. A partir do início da década de 90, sobretudo com o impulso dos Cathedral formados pelo ex-Napalm Death, Lee Dorian, o Doom Metal haveria de conhecer um maior sucesso e popularizar-se-ia com a ajuda da mistura com outros sub-géneros e estilos de metal underground (: o epic doom, stoner doom, sludge, drone, funeral, doom/death...).
Aqui apresentamos alguns dos exemplos recentes mais extremos: Nortt é um projecto dinamarquês que alia o funeral doom com o black metal; Toadliquor é uma estranha banda norte-americano de sludge doom, editado pela Southern Lord; Burning Witch é um dos grupos de Stephen O' Malley e um dos exemplos mais pesados do Doom; Esoteric são os depressivos líderes do Funeral Doom inglês; Corrupted chegam-nos do Japão mas cantam em espanhol; Thorr's Hammer é o primeiro dos projectos da dupla Stephen O'Malley/Greg Anderson e contava na altura com a vocalista norueguesa de 17 anos,
Runhild Gammelsæter; Worship são os suicidários doom metallers alemães.
Rohan Kriwaczek é um músico britânico que interpreta e estuda a arte do violino funerário e a ele será dedicado um dos programas futuros do Helvete.


Playlist de 9 de Junho de 2007:

Nortt (Din.)- Graven-Intro (Gudsforladt) 2003 - Black Funeral Doom
Toadliquor (US)- Charred (The Hortator's Lament) 2003 - Sludge Doom
Burning Witch (US)- The Bleeder (Split c/ Goatsnake) 2000 - Extreme Doom Metal
Esoteric (UK)- Eradification (of thorns) (Epistemological Despondency) 1994 - Funeral Doom
Corrupted (Jap.)- Sus Futuros (Se Hace Por Los Sueños Asesinos) 2004 - Sludge Doom
Thorr's Hammer (US)- Norge (Dommedagsnatt (sannhet I blodet)) 1996 - Doom/Death Metal
Worship (Ger.)- Whispering Gloom (Last CD BEfore Doomsday) 2004 - Funeral Doom Metal
Rohan Kriwaczek (UK)- Sudbury's March from Funerary Suite nº4 (
Babcotte, Sudbury and Eaton: The English school of Funerary Violin
) 1832/1913